LIVRO DE PRIMEIRA AOS
CORÍNTIOS
AUTOR. Paulo, o apóstolo.
MARCO HISTÓRICO.
A igreja de Corinto foi fundada por Paulo em sua segunda viagem missionária.
Esta igreja havia sido contaminada com males que a rodeavam, pois Corinto
era uma cidade licenciosa.
Os gregos estavam orgulhosos de seus conhecimentos e de sua filosofia,
mas ao mesmo tempo eram muito imorais.
Eram especialmente amantes da oratória.
É aparente que Apolo, um judeu cristão eloqüente que
chegara a Corinto, havia ganhado a admiração dos cristãos
gregos, At 18:24-28.
Este fato levou a fazer comparações entre Apolo, com sua
eloqüência e persuasão, e outros líderes religiosos
- especialmente com Paulo cuja aparência física parece não
ter sido impressionante
Este fato talvez tenha sido a causa das divisões na igreja ICo
1:11-13. O desejo de Paulo de purificar a igreja das facções
espirituais e da imoralidade, foi a causa primordial da escritura da carta.
A CARTA PODE SER DIVIDIDA
EM DUAS PARTES.
PARTE I. Tema principal. A purificação da igreja de falsos
conceitos do ministério, de orgulho intelectual, de males sociais,
e de outras irregularidades, caps. 1-11.
CADEIA CHAVE mostrar
os falsos conceitos do ministério, 1:12-17; 3:4-7, 21-22; 4:6-7.
SINOPSE
(1) A saudação, 1:1-9.
(2) A necessidade de purificar a igreja das divisões parciais,
do culto aos homens, e do gloriar-se na sabedoria mundana, 1:10-31.
(3) O ministério exemplar de Paulo. Este não tentava mostrar
sabedoria mundana. Simplesmente declarava a sabedoria de Deus numa mensagem
revelada pelo Espírito Santo, 2:1-16.
(4) A disputa sobre líderes é uma característica
de imaturidade e carnalidade, 3:1-8.
(5) O verdadeiro ponto de vista do ministério. Os ministros devem
ser vistos:
(a) Como despenseiros da verdade, 3:1-2.
(b) Como jardineiros, 3:6-8.
(c) Como colaboradores de Deus, 3;9.
(d) Como edificadores do caráter, 3:10.
(e) Como servos confiáveis, 4:1-2.
(f) Como sofredores por causa do nome de Cristo, 4:9-13.
(g) Como exemplos, 4:16-17.
(h) Como administradores de disciplina, 4:18-21.
(6) O dever de purificar a igreja:
(a) Da imoralidade, 5:1-13.
(b) De disputas, 6:1-8.
(c) Os crentes, como membros do corpo de Cristo e templos do Espírito
Santo, devem purificar-se de toda sensualidade, 6:9-20.
(7) A santificação do matrimônio e de todas as relações
sexuais, e as supremas aspirações da vida espiritual, 7:1-40.
(8) Os ideais cristãos exigem o sacrifício de certos direitos
e privilégios para o bem do ignorante e do fraco. Por exemplo,
comer carne que tenha sido oferecida a ídolos. 8: 1-13.
(9) O exemplo de Paulo, ao renunciar a certos direitos e liberdades a
fim de ganhar as pessoas para Cristo, 9:1-27.
(10) O exemplo de infidelidade de Israel é uma advertência
para a igreja, 10:1-15.
(11) A comunhão nos elementos da Ceia do Senhor requer separação
de associações mundanas, 10:16-21.
(12) A influência cristã deve ser cautelosa quanto a comidas
e bebidas, 10:23-33.
(13) Os costumes sociais devem ser observados quanto às vestes,
11:1-16.
(14) A purificação da igreja quanto a desordens acerca da
Ceia do Senhor e a observância devida, 11:17-34.
PARTE II. Instrução
doutrinária e conselhos.
(1) Acerca da diversidade dos dons espirituais, 12:1-31.
(2) A preeminência do amor, 13:1-13.
(3) A preeminência da profecia sobre o dom de línguas e a
importância da devida ordem nas reuniões públicas,
14:1-40.
(4) A doutrina da ressurreição, 15:1-58.
(5) Instruções finais e saudações, 16:1-24.