Sites que Recomendo:
Verdade e Vida
Rev. Hernandes

UMBET

 

ESTUDO DO LIVRO DE AGEU CAP 1

RECONSTRUINDO O TEMPLO

INTRODUÇÃO: Ageu é um dos profetas considerados “menores”. Tanto Ageu quanto Zacarias iniciaram seus ministérios no segundo Ano do Rei Dario (520 a. C.), tanto os reinos da Assíria e Babilônia saíram de cena, e o Império que rege e governa é a Persa. Os acontecimentos deste livro envolve o período pós-cativeiro, os judeus voltaram do exílio (cativeiro 70 anos) sob decreto do rei Ciro da Pérsia em 538 a.C (Is. 45, Ed 1.1-2 e 2 Cr. 36.22-23).

No segundo ano da sua vinda do exilio em 536 a.C lançaram os fundamentos do templo (Ed 3.8-13), mas as oposições externas e desencorajamentos internos fizeram com que eles abandonassem o projeto durante 16 anos (Ed 4.1-4).

Somente em 520 a.C, depois de 16 anos de abandono, se levanta os Profetas Ageu e Zacarias enviados por Deus para exortar (Ag 1) e encorajar (Ag 2) o povo a voltar a reconstrução do templo em Jerusalém qual é tema principal deste livro, “reconstruindo o Templo”, pois o povo que voltará estavam mais preocupados em refazer suas casas com luxo, do que reconstruir a casa de Deus que estava em ruínas, este era o motivo e o propósito de estarem ali..

Deus vem nos ensinar e chamar a atenção, do que é a verdadeira prioridade na vida de um Cristão, e encorajar a não abandonar e deixar de lado a Sua obra, e também em todos os segmentos da nossa vida.

O livro de Ageu constitui de 4 mensagens proféticas ao longo dos 2 capítulos.

TEMA do Livro: Reconstruindo o Templo

Ageu sig.: “Festivo”.

DA ALEGRIA PARA A FRUSTRAÇÃO (Ed. Cap. 3 e 4)

Voltaram do cativeiro, da disciplina do SENNHOR, estavam alegres e motivados, e começaram a obra da casa de Deus, mas esta alegria durou pouco e logo a alegria virou frustração, desânimo e a obra ficou parada por quase 16 anos.

Demonstrando que o homem é responsável pelos seus atos mesmo quando a promessa é feita e irá se cumprir.

Ed Cap. 3 – ALEGRIA E CHORO DE UM NOVO RECOMEÇO (lançando os fundamentos do templo)

“... lançaram os alicerces do templo da Casa do SENHOR,...” Ed 3.10.

“Porém dos sacerdotes, e levitas, e cabeças de famílias, já idosos, que viram a primeira casa, choraram em alta voz quando à sua vista foram lançados os alicerces desta casa; muitos, no entanto, levantaram as vozes com gritos de alegria.” Ed 3.12.

“De maneira que não se podiam discernir as vozes de alegria das vozes de choro do povo; pois o povo jubilava com tão gritos, que as vozes se ouviam de mui longe.” Ed 3.13.

APLICAÇÃO: quando uma pessoa começa a fundamentar sua vida totalmente na palavra, ela tem sede e fome da palavra, assim também uma pessoa recém-convertida. Permanecer perseverante foi o problema do povo, e assim é conosco também quando o inimigo vem roubar nossa alegria querendo tirar o prazer das coisas de Deus e fazer parar a obra.

Ed Cap. 4 – DESANIMO, FRUSTRAÇÃO E INQUIETAÇÃO (A obra é parada pelos inimigos)

Ed 4.4-5; 24 e Ne 4.9; 13; 16-17.

“Então, as gentes da terra desanimaram o povo de Judá, inquietando-o no edificar; vs5 alugaram contra eles conselheiros para frustrarem o seu plano, todos os dias de Ciro, rei da Pérsia, até ao reinado de Dario, rei da Pérsia”. Ed 4.4-5.

“Cessou, pois a obra da Casa de Deus, a qual estava em Jerusalém; e isso até o segundo ano do reinado de Dario, rei da Pérsia”. Ed 4.24.

OBSERVAÇÃO: situações do exterior: palavras de desânimo, inquietação e frustração vindas do inimigo.

Situações do interior: desencorajamento e falta de constância e perseverança dos lideres que afetou todo povo.

APLICAÇÃO:

Qual é a obra que está parada em sua vida? Na igreja o que está parado e o que precisa ser mudado? Liderança e membros. Fazer contraste com interior e exterior da igreja.

No profissional, nos estudos, o crescimento espiritual parou?

Permanecer constante, perseverar. Haverá situações exteriores que o inimigo vira para nos desanimar, inquietar e frustrar nossos planos, a questão é: eu não posso deixar que este mal exterior afete o meu interior ao ponto de me amedrontar e desencorajar.

ESTABELEÇA UMA ESTRATÉGIA.

Neemias diferente de Zorobabel o governador e Josué o sumo sacerdote, (lideranças da época), desenvolveu estratégias para vencer a oposição, e em nenhum momento cessou a obra.

“Porém nós oramos ao nosso Deus e, como proteção, pusemos guarda contra eles, de dia e de noite. Ne 4.9

“então pus o povo, por famílias, nos lugares baixos e abertos, por detrás do muro, com as suas espadas e as suas lanças, e os seus arcos”. Ne 4.13

“Daquele dia em diante, metade dos meus moços trabalhava na obra, e a outra metade empunhava lanças, escudos, arcos e couraças; e os chefes estavam por detrás de toda a casa de Judá;” Ne 4.16

“O povo desanimado e amedrontado ficou parado esperando por 16 anos; preciso permanecer constante, perseverar naquilo em que fui chamado. Até quando vou ficar esperando e tomar coragem p/ enfrentar e receber (cumprir) a promessa?”
“Desenvolva uma estratégia”.

EXORTAÇÃO (Primeira mensagem) Ag 1.1-15.

Por que não recomeçaram a obra? Reconsiderem o vosso passado, vejam quais tem sido suas prioridades?

QUAL TEMPO ESTÁ VIVENDO?

“Assim fala o SENHOR dos Exércitos: Este povo diz: Não veio ainda o tempo, o tempo em que a Casa do SENHOR deve ser edificada”. Ag 1.2.

OBSERVAÇÃO: Por que não recomeçaram a obra? Porque estavam dando desculpas de que ainda não era tempo. Passado os 16 anos se levanta os profetas Ageu e Zacarias para os exortarem a voltar a construção.

APLICAÇÃO: Preciso recomeçar e não dar desculpas, e reconhecer o tempo que vivo em minha vida.

QUAL A TUA DESCULPA?

Deus pode estar colocando pessoas (profetas) para exortar você, chamar sua atenção, para sair do comodismo. Será que estamos a mais de 16 anos parado no tempo, dando desculpas para não recomeçar a obra, ou o trabalho, em todos segmentos da nossa vida.

“Jamais conheci um homem que fosse bom em invertar desculpas e que também fosse bom em alguma coisa”. Billy Sunday

RECONHEÇA (DISTINGA, CARACTERIZE) O TEMPO QUE ESTÁ VIVENDO.

Judá não entendeu o prpósito da volta deles para jerusálem, era tempo de edificação, de reconstrução de uma nova vida ao lado do seu Deus, era de tempo crescer. Era tempo de olhar para o interior e não para o exterior.

Qual é o tempo em que você está vivnedo: Ec 3 –

é tempo de plantar ou colher, vs 2

é tempo de edificar ou derribar? Vs 3

Tempo de abraçar ou tempo de afastar-se de abraçar? Vs 5

Tempo de buscar ou tempo de perder? Vs 6

“o coração do sábio conhece o tempo e o modo. Vs 6 Por que para todo propósito há tempo e modo. Ec. 8.5-6

QUAL A TUA PRIORIDADE? (Ag 1.4).

“Acaso, é tempo de habitardes vós em casas apaineladas, enquanto esta Casa permanece em ruínas?” Ag 1.4.

OBSERVAÇÃO: a prioridade é Deus estar em primeiro lugar, no centro de nossa vida, governando e reinando em todas as áreas.

“Buscai, pois em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”. Mt 6.33.

APLICAÇÃO:

“Quando Deus está no centro da minha vida, isto não exclui minhas responsabilidades, sou totalmente responsável pelos meus atos e minhas ações”.

“Subi ao monte, trazei madeira e edificai a casa”. Ag 1.8, Deus não disse que iria cair do céu o templo reconstruído, pelo contrario, subam, contem a madeira e edifiquem a casa.

Ex: ministérios etc..

CONSIDERE O SEU PASSADO (Ag 1.5-7).

“Ora, pois, assim diz o SENHOR dos exércitos: Considerai o vosso passado”.

“Assim diz o SENHOR dos exércitos: considerai o vosso passado”. Ag 1.5-7.

OBESERVAÇÃO: Por duas vezes Deus chama a atenção do povo, considerem o seu passado. Eles haviam acabado de sair do cativeiro (disciplina) e não estavam tão preocupados com sua situação.

APLICAÇÃO:

Estou agindo como criança rebelde (birrenta) que não atende disciplina?

“Como uma criança que acaba de sair do castigo, sai e comete o mesmo erro, assim é Israel com seu Deus”.

PARA REFLITIR: Posso olhar minha vida presente e ver as consequências do meu passado? Sejam boas ou más.

A OBRA É RECOMEÇADA (depois de 16 anos) – (Ag 1.12-15).

ATENDA A VÓZ DO SENHOR.

“Então Zorobabel....., Josué...sumo sacerdote, e todo o resto do povo atenderam à voz do SENHOR, seu Deus, e às palavras do profeta Ageu, as quais o SENHOR, seu Deus, o tinha mandado dizer; e o povo temeu diante do SENHOR”. Ag 1.12.

OBSERVAÇÃO: depois de muito custo, muita exortação, palavras de encorajamento e ânimo, o povo atendeu a voz do Senhor.

fazer um paralelo entre Ed Cap 5 e Ag 1.12-15.

Ed Cap. 5 – EXORTAÇÃO E ENCORAJAMENTO DOS PROFETAS AGEU E ZACARIAS (A obra é recomeçada depois de 16 anos parados).

“Ora os profetas Ageu e Zacarias..., profetizaram aos judeus que estavam em Judá e Jerusalém...” Ed 5.1

“... e começaram a edificar a Casa de Deus..., e com eles, os referidos profetas de Deus, que os ajudavam.” Ed 5.2.

APLICAÇÃO:

DAI-ME SENHOR OUVIDOS SENSÍVEIS A SUA VOZ;

ATENDER É FAZER A SUA VONTADE.

DESPERTE PARA A OBRA.

“O SENHOR despertou o espírito de Zorobabel,... governador de Judá, e o espírito de Josué, ... o sumo sacerdote, e o espirito do resto de todo o povo; eles vieram e se puseram ao trabalho na Casa do SENHOR dos Exércitos, seu Deus,...” Ag 1.14.

“Desperta, ó tu que dormes....” Gl 5.14

OBSERVAÇÃO: um povo que estava a 16 anos parados no tempo, precisavam de um despertamento, avivamento para recomeçar.

APLICAÇÃO:

“Desperte para a obra, ministérios, desperte para a vida pessoal (profissional); Esforça-te para conquistar, crescer em todos os segmentos da sua vida, (material e Espiritual).”

“Considere o teu PASSADO, o TEMPO em que vive e a PRIORIDADE em que está dando em sua vida, não espere que nada venha cair do céu, pois Deus está nos ensinando que as outras coisas vos serão acrescentadas, através do esforço e lutas.”

“Eu quero recomeçar a obra que está parada, exorta-me Senhor para sair do comodismo e dai-me força e coragem para recomeçar de onde estou parado, seja na tua obra ou na minha vida pessoal.”

“Eu quero recomeçar.”

Lucas C. Scalco - Machado, 02/02/2014.