Sites que Recomendo:
Verdade e Vida
Rev. Hernandes

UMBET

 

TEMA: DEUS É?

TEXTO: 1 JOÃO 4: 7 A 11

VAMOS CONHECER UM POUCO MAIS SOBRE DEUS. EU DIGO UM POUCO, PORQUE NOSSO DEUS É INFINITO E IMUTÁVEL. NÓS IREMOS FALAR SOBRE TRÊS ASPÉCTOS OU ATRIBUTOS DE DEUS, SENDO ELES:

• AMOR;
• JUSTIÇA;
• FIDELIDADE.

1- DEUS É AMOR:

• O QUE SIGNIFICA A PALAVRA AMOR PARA VOCÊ? O MUNDO NOS DÁ DOIS TERMOS CONSTANTEMENTE USADOS: AMOR E PAIXÃO.
• A PAIXÃO É UM SENTIMENTO QUE SE TEM POR OUTRA PESSOA, ONDE QUEREMOS ESTAR PERTO, QUEREMOS CONVERSAR, QUEREMOS AGRADÁ-LA E FAZER POR ELA O MELHOR POSSÍVEL, PORÉM É APENAS MOMENTÂNEO OU PASSAGEIRO.
• O AMOR TAMBÉM, O QUE O DIFERENCIA DA PAIXÃO, É QUE ELE É VERDADEIRO E A PAIXÃO SUPERFICIAL. PAIXÃO É UMA COISA QUE VEM E VAI FACILMENTE, ENQUANTO O AMOR É UM SENTIMENTO ENRAIZADO, QUE VEM E PERMANECE, TUDO SUPORTANDO; NUNCA SE ACABA, MAS RENOVA-SE A CADA DIA, CONFORME VEMOS EM 1CORÍNTIOS 13: 4 A 8.
• NOS VERSÍCULOS QUE LEMOS NO PRINCÍPIO, JOÃO NOS DIZ QUE DEUS É AMOR E QUE ELE PROVOU ESSE AMOR ENTREGANDO SEU ÚNICO FILHO PARA MORRER POR NÓS, E NADA PODE NOS SEPARAR DESSE AMOR, CONFORME PODEMOS VER EM ROMANOS 8: 35 A 39.

APLICAÇÕES:

1- SEMPRE QUEREMOS ESTAR JUNTOS DE QUEM GOSTAMOS; E DE ESTAR NA PRESENÇA DE DEUS?
2- DEUS PROVOU SEU AMOR, DANDO SEU FILHO POR NÓS, E NÓS, COMO TEMOS PROVADO NOSSO AMOR PARA COM “ELE”?
3- EM 1 JOÃO 4: 11, DEUS MANDA AMARMOS UNS AOS OUTROS. TEMOS CUMPRIDO ESTA ORDEM?

2- DEUS É JUSTO:

• SER JUSTO! JUSTIÇA! O QUE SIGNIFICA? “UM CERTO JUÍZ QUANDO CONDENA UM ESTRUPADOR À PRISÃO PERPÉTUA, É JUSTO OU INJUSTO? O MESMO JUÍZ MANDA UMA PESSOA PARA A CADEIA, SÓ QUE DESTA VEZ A PESSOA NÃO FEZ NADA, É INOCENTE; ELE FOI JUSTO OU INJUSTO? QUANDO ANALIZAMOS ESTE JUÍZ, PODEMOS VER QUE ELE FOI JUSTO NA PRIMEIRA SETENÇA, MAS COMETEU UM ERRO NA SEGUNDA, TOPRNANDO-SE INJUSTO. PORÉM, ELE É HUMANO E PASSÍVEL DE ERROS, MAS, NÓS CONHECEMOS OUTRO JUÍZ QUE NÃO ERRA JAMAIS, ELE É “DEUS”, QUE NÃO É INJUSTO COM NINGUÉM.
• MUITAS VEZES NÓS FALAMOS QUE DEUS VAI MANDAR PESSOAS PARA O INFERNO, E ESCUTAMOS A SEGUINTE RESPOSTA: “NÃO, DEUS É AMOR, NÃO VAI MANDAR INGUÉM PARA O INFERNO”.
• E É VERDADE, DEUS É AMOR, MAS ELE É JUSTO E NÃO VAI COMETER INJUSTIÇA COM QUEM VIVE BRINCANDO COM ELE, E CONFORME EZEQUIEL 39: 21, ELE VAI JULGAR.
• DEUS DERRAMA O SEU AMOR ATRAVÉS DE SEU FILHO “JESUS”, MAS QUEM O REJEITAR SOFRERÁ O PESO DA MÃO DE DEUS E ELE VAI LANÇAR ALGUMAS PESSOAS PARA O INFERNO, CONFORME VEMOS EM 2 PEDRO 2: 4 E 1 SAMUEL 15: 18.

APLICAÇÕES:

1- SE DEUS FOSSE TE JULGAR HOJE, PELOS SEUS ATOS, VOCÊ SERIA CONDENADO OU LIBERTO?
2- LEIA ISAÍAS 57: 14 – VOCÊ TEM SIDO PEDRA DE TROPEÇO? TOME CUIDADO, POIS, A MÃO DE DEUS PODE CAIR SOBRE VOCÊ.

3- DEUS É FIEL:

• NOS DIAS DE HOJE A TELEVISÃO TEM DADO UMA GRANDE ATENÇÃO A INFIDELIDADE, REPARE BEM NAS NOVELAS, FILMES E ATÉ MESMO EM DESENHOS ANIMADOS; QUASE QUE SE VÊ SÓ TRAIÇÃO E NÓS PODEMOS NOTAR QUE FIDELIDADE JÁ E PALAVRA ULTRAPASSADA, JÁ ESTA VIRANDO PARA O MUNDO UMA “COISA QUADRADA”.
• JÁ NA RELAÇÃO DE DEUS COM O HOMEM, NÓS PODEMOS VER QUE O HOMEM TEM SIDO INFIEL A DEUS, MAS, MESMO ASSIM, DEUS TEM SIDO E SEMPRE SERÁ FIEL PARA COMO O HOMEM, POIS, ELE NÃO MUDA CONFORME VEMOS EM SALMO 119: 93 EW ISAÍAS 45: 1 A 5.

APLICAÇÕES:

1- DEUS NÃO NEGOU O SEU FILHO POR VOCÊ, SERÁ QUE NÃO ESTÁ NA HORA DE ABRIRMOS MÃO DE VÁRIAS COISAS E SER FIEL A DEUS?
2- O MELHOR JEITO DE SER FIEL A DEUS É PELA OBEDIÊNCIA.

PRODUZIDO POR: ALLEX SILVEIRA